A Fazinoteca tem o objetivo de identificar, catalogar e preservar a produção de Fanzines e Publicações Independentes do Brasil, através da Mostra Nacional com a catalogação anual, exposição do material, lançamento do catálogo online, debates, palestras e oficinas com os principais artistas da modalidade no Brasil.
>
A Mostra Nacional e a catalogação foi realizada em três edições:
2004, 2006 e 2007. O resultado deste trabalho, resume todo o processo de ação cultural, projetando a região para todo o País e internacionalmente, criando o acervo da  primeira acervo público de Fanzines e Publicações Independentes do Brasil e a 2ª no mundo (França), em 2004.
>
Em seu primeiro ano, em 2004, o catálogo reuniu mais de 200 publicações brasileiras, portuguesas e espanholas. O equipamento foi visitado por pesquisadores da ECA/ USP, editores independentes do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
>
Em 2006 e 2007, foram catalogados fanzines da Itália, Portugal, Espanha e Austrália. A mostra reuniu os principais artistas das Hqs do país como: Ivan Reis (desenhista do Super-Homem da DC Comics), Profª Drª Sonia Bibe Luyten (ECA/USP), Prof Dr Gazy Andraus (ECA/USP), Sidney Gusman (Universo HQ), Fernando Lopes (Panini), Elza Keiko (Panini/Fanzine Orbital) e cartunistas da região.
>
Em 2006, a Mostra Nacional de Fanzines foi indicada para o Prêmio HQ MIX.
Anúncios