Depoimento do Prof. Dr. Gazy Andraus sobre a Mostra Nacional de Fanzines
São Vicente, 12 de abril de 2010

A Fanzinoteca já é uma instituição importante e internacional, e no Brasil, especificamente em São Vicente houve a primeira do Brasil (e segunda do mundo), mas que o poder público municipal fez o favor de desaparecer junto da gibiteca. Ela havia sido idealizada por Fábio Tatsubô a exemplo da primeira fanzinoteca do mundo que existe em Poitiers na França. Agora é hora de resgatar uma Fanzinoteca, que seja dentro da Gibiteca de Santos! Isso vem num momento importante, já que criou-se outra recentemente: a “Fanzinoteca Mutação”, iniciativa que integra o Prêmio de Interações Estéticas 2009 – Residências Artísticas em Pontos de Cultura – FUNARTE, concebida por Law Tissot, na cidade de Rio Grande em Rio Grande do Sul (http://fanzinotecamutacao.blogspot.com/2010/02/contatos-com-fanzinoteca-mutacao.html ).

Aproveitando o ensejo dessa exposição de zines montada por Tatsubô na Gibiteca santista (além do curso de Fanzines que ali irei dar a partir de 18 de abril), seria o momento propício para se fortalecer a ideia de existir uma Fanzinoteca em Santos. Mesmo porque traz a possibilidade de cursos e acesso à população aos fanzines (ou zines), que ajudam a propagar as ideias criativas em formatos e temas inimagináveis, colaborando numa educação interdisciplinar e senso ético e estético das pessoas (de todas as idades)!
Uma Fanzinoteca que possa publicar um catalogo periódico com os zines do acervo enriqueceria tudo isso e aglutinaria mais as pessoas da região da Baixada Santista promovendo novos olhares e novos conceitos, bem como o principal ponto do fanzinato: a fraternidade indistinta, regional, nacional e intrernacional! Que isso se concretize: uma fanzinoteca e um catálogo com os zines que aparecerão aos montes!

Parabéns a Tatsubô e a todos que se esmeram na manutenção da idéia de manter os zines vivos! E que venha a Fanzinoteca…e o catálogo!

Prof. Dr.Gazy Andraus
Coordenador do Curso de Artes da FIG-UNIMESP – CentroUniversitário
Anúncios